segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

CASA DA FELICIDADE, UM PROJETO INOVADOR EM ITAPECURU-MIRIM

Uma pesquisa realizada no ano passado revela que o pais tem cerca de 2,6 milhões de usuários de crack e cocaína, sendo que metade deles são viciados. Destes 78% cheiram exclusivamente a substancia e 22% fumam exclusivamente. A pesquisa mostra ainda que 27% mais de 700.000 pessoas, residem no nordeste do pais.
Com o intuito de tratar, recuperar e reinserir estas pessoas no meio social e mercado de trabalho foi que o Ministério Apascentar idealizou a Casa da Felicidade, que funcionará em Itapecuru-Mirim (MA). De acordo com o evangelista Welbert Couto, idealizador do projeto, a região carece de casas de recuperação que reintegrem as pessoas no mercado de trabalho.
"A região é muito pesada na área de drogas e alcoolismo. Os centros de recuperação daqui dão assistência   espiritual para os dependentes, mais não oferecem um cursos profissionalizantes, o que acaba fazendo com que alguns dependentes voltem para os vícios'', disse.
Couto afirma que o projeto oferecerá assistência espiritual, médica, psicológica, alem de cursos profissionalizantes. "O diferencial da casa da felicidade será a assistência completa que vamos oferecer. Teremos cursos de informatica, corte e costura, serigrafia, pintura, e toda parte de horta e plantação''.
A expectativa inicial é atender a 100 internos gratuitamente. A Casa da felicidade pretende ser autossustentável, com as doações e vendas dos matérias produzidos pelos internos. 
Quem quiser fazer uma doação é só procurar qualquer agência do Banco Bradesco e depositar na Ag:2121 C/c: 39202-2- Nome: Welbert de Jesus Santos Couto.
Atendimento nacional pelo SUS
O numero de internações financiadas pelo SUS ( Sistema Único de Saúde) de dependentes de drogas ilícitas cresceu 128% nos anos de 2006 a 2012 e equiparou-se ao numero de internações por dependência de alcool.
Em 2012, último dado disponível, os usuários de drogas ilícitas respondiam por 48% das internações por dependência química. Os alcoólatras eram os outros 53%. No total, o SUS registrou, em todo pais, um total de 301.16 internações por dependência na quele ano.
A alta expressiva no atendimento aos viciados em substancias ilícitas não se repete no auxilio aos alcoólatras, cujas internações tiveram queda de 10% no período e permanecem estáveis desde 2009.   
    
EVANGELISTA COUTO IDEALIZADOR DO PROJETO 





           

Nenhum comentário:

Postar um comentário